22 de maio de 2009

MARRAKESCH 2009

Marraquexe é uma cidade quase milenar. Fundada em 1062 pelo sultão Yussef ben Tachfin, cedo se tornou um importante centro cultural e artístico do mundo muçulmano.


Praça Djemaa El - Fna - o nome pode ser traduzido como "Assembleia dos Mortos". Ali, há século, os criminosos eram executados e a cabeça deles era exposta para servir de exemplo. Hoje é palco de mil performances, saltimbancos, acrobatas, encantadores de serpentes, faquires, engolidores de espadas, curandeiros, musicos, ...



O mercado de Marraquexe é um imenso emaranhado de ruas e ruelas...os braços dos labirintos estreitam-se mais e mais ao cair da noite, quando um formigueiro de gente flui sem interrupção, aparentemente se rumo...


Jardim Majorelle - Este belo jardim foi desenhado pelo pintor francês Jacques Majorelle (actualmente, o dono é Yves Saint-Laurent). Trata-se de uma reserva natural de cactos, bambús, buganvílias e muitas outras plantas que envolvem uma vivenda de côr azul cobalto. Hoje em dia, a pitoresca casa de estilo Art Déco alberga o Museu de Arte Islâmica.


JARDIM da MENARA - pavilhão de recreio, rodeado por um jardim com oliveiras. Antigamente, era destinado aos encontros amorosos dos sultões de Marrakech. Foi construído em 1870 na base de um tanque almohade do século XII, utilizando um sistema hidráulico que conduzia a àgua desde o Alto Atlas.


Vale de Ourika - Acompanha a Cordilheira do Atlas; uma cadeia montanhosa com picos nevados que se estendem por 2400km, passando por Marrocos, Argélia e Tunísia. É a formação rochosa que separa os campos verdejantes da costa atlãntica e mediterrânea do Saara. Encravada nas portas do deserto, Marraquexe foi erguida na segunda metade do século XI na planície perto do atlas, que invade a paisagem a partir de qualquer ponto mais alto da cidade.




Palácio El-Badi, do século XVI, em ruínas. A vista da cidade, do alto, é magnífica...


PalacioEl-Bahia, construção do final do século XIX rica em arabescos e jardins.














Nenhum comentário: